BISCUIT é um termo do idioma francês que significa porcelana branca. A inspiração do termo tem a ver com a delicadeza e refinamento das peças, que são características da porcelana branca.
O surgimento do Biscuit inspirou-se em trabalhos desenvolvidos em vários países, principalmente na Itália, onde era feita uma mistura de farinha, água e sal, conhecida como "Pasta di Sale", para se fazer peças artesanais, que é uma tradição naquela parte do continente europeu.
Os trabalhos eram delicados e o artesão ficava limitado a baixa resistência e durabilidade das peças, então ao misturar à massa outros elementos como a cola, por exemplo, conseguimos uma consistência duradoura o suficiente para a peça receber pintura e acabamentos que realcem brilho
e outros atributos naturais.
Foi assim que o Biscuit surgiu, conhecido na Europa e América Latina como Porcelana Fria.
Na América Latina a Porcelana Fria chegou através da Argentina, expandindo-se para o Chile, Peru e Bolívia, chegando ao Brasil na década de 80 através dos trabalhos da grande mestra Anna Mudugno, que já pesquisava tipos de massas alternativas para trabalhos artesanais.
Atualmente no Brasil, a técnica da Porcelana Fria ou Biscuit tem se difundido cada vez mais, milhares de pessoas tem se dedicado a esta arte até de forma profissional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário